domingo, novembro 20, 2005

Noturno Indiano


"Noturno Indiano" nos mostra a viagem de um homem através da Índia. Em busca de um amigo perdido, Xavier, do qual se tem pouquíssimos indícios, e do tempo perdido, que torna-se metáfora privilegiada da identidade sempre estrangeira. A tentativa de reconstituição do itinerário do amigo perdido leva esse homem a lugares insólitos (de Bombaim a Goa) e a encontros inesperados. A Índia, é um lugar perfeito para se perder, sobretudo para quem o deseja. O filme tem uma atmosfera misteriosa e cheia de enigmas, onde as identidades desfazem-se de si próprias, desdobram-se em outras e com elas se confundem na anônima melancolia de um homem incerto em busca de si mesmo. Noturno Indiano contém inúmeras referências literárias (Herman Hesse, Fernando Pessoa, Von Chamisso).

Minha opinião: O filme é ótimo, além de tratar da auto-busca, algo que todos nós fazemos, é uma grande referência a multiplicidade da India. Recomendo.

3 comentários:

Unknown disse...

Poxa, eu estou tentando achar esse filme há um tempão... Será que você sabe onde posso baixá-lo? Se souber, por favor, poste aqui o link. Brigadão. (;

Unknown disse...

Eu tb gostaria de comprar este filme

Regina disse...

É um dos meus filmes preferidos, assisti no cinema há anos atrás, quando foi lançado. Estou torcendo para que tenha na locadora aqui de Bombinhas, para poder revê-lo.